sábado, 10 de setembro de 2011

Programação Semana Farroupilha na escola



dia 09/09-levar apetrechos, vestimentas e utensílios gauchescos para exposição "Querência Cristal".
dia 12/09- Culinária- Carreteiro de Charque com salada de tomate.
dia 13/09- atividades sobre a Chama Crioula.
dia 14/09 - atividades com a Dentista
dia 15/09- Roda de chimarrão
dia 16/09 - Churrasco Tradicional da escola, à tarde.


*TODAS AS CRIANÇAS PODERÃO VIR PILCHADAS NO DECORRER DA SEMANA.

Setembro
Este mês tem uma grande importância para o Rio Grande do Sul: 20 de setembro é a data máxima do nosso povo, quando é reverenciada a Revolução Farroupilha. É o marco da história e da formação política da sociedade rio-grandense e foi transformada em feriado, por decisão da Assembléia Legislativa, a partir de Lei aprovada no Congresso Nacional, em 1996. Esta semana a Chama Crioula foi acesa em vários pontos do Estado, dando continuidade às comemorações da  Semana Farroupilha que iniciaram na quinta-feira, dia 13, e se estenderão até o dia 20.
História
O Movimento Tradicionalista do Rio Grande do Sul surgiu no ano de 1947, a partir da criação do Departamento Tradicionalista, organizado por estudantes da famosa Escola Pública Estadual Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, liderado por João Carlos Paixão Cortes. Na capital gaúcha, neste período, se ergue, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, entre prédios residenciais e públicos, uma espécie de vila, com cerca de 400 barracas e galpões de madeira, denominada "Ronda Crioula".
O nome Ronda Crioula foi buscado na campanha, onde, quando se cuida do gado nas tropeadas, os gaúchos ficam sempre em redor deles, cantarolando, assobiando, tocando violão, que assim faziam para acalmar os bois. Um fogo, aceso a certa distância do gado, fica, igualmente rodeados de gaúchos que esperam para fazer a sua ronda, ou seja, vão substituir os companheiros que estão observando o gado.
Completando 54 anos, desde 1947 a Ronda Crioula reúne integrantes de CTGs - Centros de Tradições Gaúchas, piquetes e milhares de pessoas, que visitam o local, e celebram a data, ao redor do fogo de chão, com churrasco e chimarrão, poesia, música e dança, relembrando a história e contando causos.
Como ponto máximo, encerrando as comemorações, os desfiles a cavalo ou em charretes reúnem, em todo o Estado, milhares de gaúchos, trajando as vestimentas típicas - os homens: bombachas, botas, lenços e chapéus de aba larga; as mulheres: vestidos de prenda, rodados e coloridos, e com belas flores nos cabelos.
Em clima de união, de clamor cívico e consciência viva, os gaúchos dão uma profunda demonstração de igualdade, integração do campo e da cidade e de respeito a sua história, reverenciando seus antecedentes, unindo gerações e etnias.
Revolução Farroupilha
A Revolução Farroupilha, iniciada em 20 de setembro de 1835, e que durou cerca de 10 anos, envolveu sucessivos combates. Segundo os historiadores, cerca de 20 mil homens e mulheres em luta, resultando na morte heróica de aproximadamente 3.500 pessoas, em sua maioria revolucionários.
Unindo e mobilizando os farrapos, sob a liderança de homens e mulheres do porte de Bento Goançalves, Giuseppe Garibaldi, David Canabarro, Antônio da Silva Neto, Domingos Crescêncio e Anita Garibaldi, estava o sentimento de rebeldia contra a centralização do Poder Federal, que se manifestava, de forma especial, na espoliação econômica da região. Entre as principais causas do levante, estavam a penalização dos produtos agropecuários, especialmente o charque, com altos impostos e, também, a expropriação e desvio dos recursos acumulados no Estado, até mesmo para pagar dívidas federais junto à Inglaterra.
Mas, além disso, a Revolução Farroupilha transformou-se em um momento de construção e afirmação dos princípios sociais, políticos, econômicos, culturais, e, talvez, principalmente ideológicos, que orientam a sociedade gaúcha até hoje. Apesar da guerra, do ataque constante do poder imperial, os rebeldes farrapos mantiveram a atividade econômica, desenvolveram as estruturas de poder, tanto civil quanto militar, e introduziram revolucionárias práticas democráticas.
Em 1837 e 1838, libertaram os escravos, que haviam participado da revolução; reduziram os impostos sobre exportação e restabeleceram o imposto sobre importação de gado; criaram uma fábrica de arreios e outra de curtir couros e promoveram o recenseamento da população. Ainda, dentre as medidas mais importantes, institui-se a Assembléia Constituinte e o sistema eleitoral baseado no sufrágio universal, com voto obrigatório e apuração perante o povo reunido.

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Cantinho da Psicologia

Educação Criativa


A criatividade é a capacidade que temos de inovar, de criar, de recriar, de se adaptar às novas situações, de transformar algo em nossas vidas de resolver problemas novos e de aperfeiçoar o que já existe. Para desenvolver a criatividade, é preciso que haja liberdade de expressão e possibilidade de treinos. A educação criativa deve estimular e valorizar as mais diferentes qualidades do aluno, passando pelas originalidades, novas idéias, soluções incomuns e respeitando o pensamento fantasioso. A curiosidade deve ser estimulada, como também a pesquisa, o desconhecido, o novo. Investir na criatividade do aluno é uma obrigação da escola, é a forma mais completa de que se respeitar a individualidade e de contribuir para a transformação da sociedade.

CANTINHO DA NUTRIÇÃO

Criança Saudável – Nutrição e Educação Alimentar

Patrícia Amoretti - Nutricionista CRN 2642
Fone: 3025-2556 / 9141-2391
Prezados Pais e Reponsáveis,

A formação dos hábitos alimentares é um processo que se inicia no nascimento da criança com as práticas alimentares dos primeiros anos de vida. Esses hábitos vão sendo adiquiridos de várias formas, tais como, experiências positivas e negativas vividas com relação à comida, disponilidade de alimentos em casa e na escola, influência dos meios de comunicação e necessidades fisiológicas. Por todas essas considerações entende-se que quanto mais cedo forem criados hábitos alimentares saudáveis na criança, maior a probabilidade de que permaneçam na vida adulta. Assim a Educação Alimentar exige longo tempo de ação e a escola faz parte desse processo, intervindo na cultura e aprendizagem.
A fase escolar é a mais eficaz para estimular o consumo de uma alimentação saudável.
Atividades a serem desenvolvindas pela nutricionista :
- momentos de acompanhamento e motivação nos horários das refeições;
- atividades lúdico-pedagógicas;
- educação alimentar;
- dicas sobre alimentação saudável.
Este trabalho tem como objetivo valorizar a alimentação como estratégia de promoção de saúde, envolvendo as crianças, pais, educadores, funcionários e direção da escola.


Patrícia Amoretti
Nutricionista e Responsável Técnica pela área da saúde da
Escola de Educação Infantil Criança Cristal