quarta-feira, 28 de dezembro de 2011





Há tempos em nossa vida que contam de forma diferente.

Há semanas que duraram anos, como há anos que não contaram um dia.

Há paixões que foram eternas, como há amigos que passaram céleres, apesar do calendário nos mostrar que ficaram por anos em nossas agendas.

Há amores não realizados que deixaram olhares de meses, e beijos não dados que até hoje esperam o desfecho.

Há trabalhos que nos tomaram décadas de nosso tempo na Terra, mas que nossa memória insiste em contá-los como semanas.

E há casamentos que, ao olhar para trás, mal preenchem os feriados da folhinha.

Há tristezas que nos paralisaram por meses, mas que hoje, passados os dias difíceis, mal guardamos lembrança de horas.

Há eventos que marcaram, e que duram para sempre

o nascimento do filho, a morte da avó, a viagem inesquecível, o êxtase do sonho realizado.

Estes têm a duração que nos ensina o significado da palavra “eternidade”.

Já viajei para a mesma cidade uma centena de vezes, e na maioria das vezes o tempo transcorrido foi o mesmo.

Mas conforme meu espírito, houve viagem que não teve fim até hoje, como há percurso que nem me lembro de ter feito, tão feliz estava eu na ocasião.

O relógio do coração hoje descubro, bate noutra freqüência daquele que carrego no pulso.

Marca um tempo diferente, de emoções que perduram e que mostram o verdadeiro tempo da gente.

Por este relógio, velhice é coisa de quem não conseguiu esticar o tempo que temos no mundo.

É olhar as rugas e não perceber a maturidade.

É pensar antes naquilo que não foi feito, ao invés de se alegrar e sorrir com as lembranças do que viveu.

Pense nisso. E consulte sempre o relógio do coração: ele lhe mostrará o verdadeiro tempo do mundo.

O tempo

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente

e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais:

não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.


A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.

sábado, 24 de dezembro de 2011

Cantinho da Psicologia

Educação Criativa


A criatividade é a capacidade que temos de inovar, de criar, de recriar, de se adaptar às novas situações, de transformar algo em nossas vidas de resolver problemas novos e de aperfeiçoar o que já existe. Para desenvolver a criatividade, é preciso que haja liberdade de expressão e possibilidade de treinos. A educação criativa deve estimular e valorizar as mais diferentes qualidades do aluno, passando pelas originalidades, novas idéias, soluções incomuns e respeitando o pensamento fantasioso. A curiosidade deve ser estimulada, como também a pesquisa, o desconhecido, o novo. Investir na criatividade do aluno é uma obrigação da escola, é a forma mais completa de que se respeitar a individualidade e de contribuir para a transformação da sociedade.

CANTINHO DA NUTRIÇÃO

Criança Saudável – Nutrição e Educação Alimentar

Patrícia Amoretti - Nutricionista CRN 2642
Fone: 3025-2556 / 9141-2391
Prezados Pais e Reponsáveis,

A formação dos hábitos alimentares é um processo que se inicia no nascimento da criança com as práticas alimentares dos primeiros anos de vida. Esses hábitos vão sendo adiquiridos de várias formas, tais como, experiências positivas e negativas vividas com relação à comida, disponilidade de alimentos em casa e na escola, influência dos meios de comunicação e necessidades fisiológicas. Por todas essas considerações entende-se que quanto mais cedo forem criados hábitos alimentares saudáveis na criança, maior a probabilidade de que permaneçam na vida adulta. Assim a Educação Alimentar exige longo tempo de ação e a escola faz parte desse processo, intervindo na cultura e aprendizagem.
A fase escolar é a mais eficaz para estimular o consumo de uma alimentação saudável.
Atividades a serem desenvolvindas pela nutricionista :
- momentos de acompanhamento e motivação nos horários das refeições;
- atividades lúdico-pedagógicas;
- educação alimentar;
- dicas sobre alimentação saudável.
Este trabalho tem como objetivo valorizar a alimentação como estratégia de promoção de saúde, envolvendo as crianças, pais, educadores, funcionários e direção da escola.


Patrícia Amoretti
Nutricionista e Responsável Técnica pela área da saúde da
Escola de Educação Infantil Criança Cristal